.

Texto: Vitórian Tito para Revista Adoro

Imagine um lugar com comida pra lá de picante, mariachis animados e aquela música para tirar o pé do chão. Some a isso gente com energia vibrante e um mar azulzinho de cenário paradisíaco. Esse lugar existe e se chama Tulum, destino que tem sido o preferido dos famosos e é banhado pelo mar do Caribe.

Entender o porquê dessa cidade estar entre as top 10 não é difícil, a começar pelo local em que está situada: o México. O país é cheio de aventuras únicas e experiências inesquecíveis, tanto pela beleza natural quando pela riqueza dos sítios arqueológicos. A mistura perfeita para quem quer aproveitar o momento presente, sem esquecer das antigas civilizações que sobreviveram às viradas das páginas do tempo.

Em Tulum é possível testemunhar como viveu uma das mais antigas civilizações do mundo: os Maias. Esse povo ficou conhecido pela construção de grandes cidades e pelo forte império que sucumbiu à chegada dos conquistadores espanhóis, no século XVI.

Ao chegar, a primeira coisa que o turista vê são as muralhas construídas justamente para proteger o antigo povoado. Essa é, inclusive, a origem do nome: um termo maia que significa barreira ou parede.

Tulum fica a cerca de 130 km de Cancún e tem pouco mais de 46 mil habitantes. O local, banhado por um mar azul turquesa, tem uma inexplicável integração entre cidade e natureza, tranquilidade do dia a dia, arquitetura rústica e opções de lazer totalmente fora da caixinha.

Mas não é só isso: a cidade se desenvolveu e tem hoje uma rede hoteleira com infraestrutura para receber até mesmo os visitantes mais exigentes, sem deixar de lado aqueles que buscam total integração com a natureza. São muitos os hotéis que funcionam sob o conceito da sustentabilidade em primeiro lugar, sem chuveiros ou mesmo iluminação elétrica: os banhos são com água do mar e as noites se iluminam à luz de velas. Mas nem por isso deixam de ter charme e elegância com uma arquitetura pra lá de arrojada. Outro ponto alto são as locações instagramáveis que garantem fotos de tirar o fôlego!

A Manu foi uma das nossas convidadas para contar sobre a experiência de conhecer esse paraíso na terra.

Manu Colpo Fisch queria aproveitar a virada de ano em uma viagem romântica e super especial ao lado do namorado. A publicitária, influenciadora digital, empresária e importadora de produtos de decoração decidiu ir para Cancún. Lá, aproveitou a proximidade para visitar o povoado. Os motivos? Desejo de conhecer o estilo e o perfil do local, ver de perto a riqueza arquitetônica para respirar um pouco de história: “Tulum tem algo muito em comum com o que eu venho fazendo no ramo da decoração, e eu sabia que ia encher meus olhos, meu coração e minha alma de ideias”, conta ela.

Segundo ela, foi possível vivenciar a gostosa sensação de aproveitar uma realidade diferente de tudo ao que estava acostumada: muito glamour mesmo sem iluminação elétrica, chuveiro, secador, ar-condicionado e com escassos pontos de energia para carregar o celular. É o que oferece um dos hotéis mais famosos do local, o Azulik, escolhido pelo casal para a estada.

O hotel foi praticamente todo construído em madeira e dá aos turistas a impressão de dormir em uma casa na árvore. A proposta é viver à moda antiga em uma imersão naturalista. “O equilíbrio é incrível porque ao mesmo tempo em que tudo é natural, também é algo muito sofisticado, encantador e diferente do que estamos acostumados”, diz.

O casal visitou o Kin Toh, restaurante que elegeu como um de seus favoritos. Além da comida que mescla referências maias e mexicanas, o espaço chama a atenção pelos ambientes que lembram ninhos de pássaros sob as árvores. Para comer, a experiência é toda sensorial: o jantar de alto padrão é servido à luz de velas e o conjunto da obra favorece a impressão de uma noite no meio da floresta. Aliás, vale à pena esperar o pôr do sol, avisa Manu.

Matéria da edição de fevereiro/março da Revista Adoro!

Looks Gata Bakana

Fotos Everson Rodrigues e Manu

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *